Mesa posta: Dicas e regrinhas

Oi, pessoal, tudo bem? Olha eu aqui de novo! Kkk
Hoje vamos falar de um assunto que eu gosto muito, muito mesmo: mesa posta. Acredito que uma mesa bem arrumada, mesmo que simples, é um jeito de demonstrar carinho. E hoje vou mostrar para vocês umas regrinhas e algumas ideias bem legais, sem muito trabalho.

Mesa posta: Regrinhas básicas.
Toalhas e jogos americanos: Os dois tem a mesma função. As toalhas, que são um pouco mais tradicionais, foram abrindo espaço para os jogos americanos, que a princípio eram usados mais para café da manhã e refeições casuais. Hoje em dia, tanto toalhas quanto jogos americanos possuem tamanha variedade que ambos podem ser utilizados. Uma maneira diferente de usar o jogo americano é colocando-o na vertical, com um pedaço caindo da mesa. E um segredinho: sabe aquele pano de prato bonito, de um pano mais grosso que dá até pena de usar? Ele pode substituir o jogo americano.
Sousplat: É a peça que vai embaixo do prato raso. Pode ser de plástico, madeira, fibras naturais, tecidos. (Aqui no blog, nossa amiga Thais ensina a fazer um sousplat lindo e prático de tecido, vai lá e dá uma olhadinha.) O sousplat, na verdade, serve para proteger a mesa da comida quente, e também para dar um charme a mais. Ele sempre deve ser um pouco maior que o prato e deve ficar a cerca de 3 centímetros da borda da mesa.
Talheres: O garfo deve ficar à esquerda do prato, e a faca à direita, com o lado do corte sempre virado para dentro. (Apesar da etiqueta pedir que os talheres sejam dispostos um de cada lado do prato, nada impede que sejam colocados de outra maneira, como os dois do mesmo lado, em cima do prato junto ao guardanapo. Tudo depende da ocasião e do gosto do anfitrião.)
Copos/ taças: Devem estar sempre do lado direito do prato.
Guardanapos: Guardanapos de pano ou papel podem ser usados em almoços ou jantares e podem ser colocados em cima do prato ou do lado direito.
Decoração: Podem ser utilizadas velas, flores e pequenos objetos decorativos. Eu particularmente adoro velas, em jantares ou até mesmo em almoços. Acho que dá um clima agradável. Flores podem ser naturais ou artificiais, em vasos ou garrafas de vidro. Apenas lembrando que a decoração da mesa não pode ser muito alta, para não atrapalhar a visão dos convidados.
Algumas ideias.
Pratos de vidro não precisam ser sem graça. Com uma toalhinha rendada de papel por baixo, dá todo um charme. No exemplo da foto, tem até um algo a mais: o nome do convidado.

Maneiras criativas de dispor os talheres. Amarrados juntos, com uma fita ou corda.

Colocados lado a lado, presos por um prendedor.

Porta-guardanapo simples e bonito. Apenas com uma cordinha e um raminho de canela.

Algumas maneiras de usar velas. Velas flutuantes ou não, em potinhos de vidro reaproveitados.

Com taças, viradas de cabeça para baixo, formando um castiçal.


0 comentários: