Dicas para melhorar a alimentação


   Normalmente, o marido tem um gosto e a esposa outro. Ao menos aqui em casa é assim. Amo alimentos com fibras, amo grãos, sementes e afins. O Gui não. Amo chocolate com mais cacau possível, e ele ama aqueles “chocolates” no formato de guarda-chuvas ou bola de futebol (que grudam nos dentes e tem mais gosto de margarina que chocolate, hahaha).
Mas nada como usar a sabedoria aliada a porções de amor e carinho para deixar a alimentação do seu amado mais nutritiva, bem como a sua e da sua família toda.
   O cansaço excessivo e a indisposição, por exemplo, não são sintomas apenas de quem dorme poucas horas. Podem ser causados também por conta da má alimentação. E assim acontece em diversos outros sintomas que seu corpo pode estar apresentando, bem como alergias e semelhantes.
Por isso, não hesite em consultar um nutricionista, afinal cada corpo é um corpo. Não faça dietas que outros fazem, por conta. Consulte um profissional e ele verá a dieta adequada para você.
Nossa alimentação é muito importante para o funcionamento do corpo inteiro. Somos o que comemos!

   Quero dar algumas dicas que são simples, mas que podem ser o início de uma alimentação mais nutritiva e que, sem dúvidas, trará bons resultados na vida diária.


       1. Incluir legumes ralados à comida.
Aqui em casa isso funciona muito! A abobrinha italiana, por exemplo, que o Gui não gosta, ralo bem fininha e incluo no feijão, na sopa, ou no molho de carne. Como ela é em sua maior parte água, se desmancha e não ficam nem rastros da sua existência. É interessante colocar cenoura ralada ao arroz também, com algumas sementes como chia e linhaça. O sabor fica muito bom!



2. Substituir alimentos refinados (brancos) pelos integrais.
Alimentos integrais são ricos em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, proporcionam sensação de saciedade e diminuem a absorção de açúcar pelo organismo, o que ajuda no emagrecimento e prevenção de doenças.
Essa troca pode ser feita do arroz branco para o integral, do pão branco para o integral, da farinha de trigo para a farinha de trigo integral, das massas e assim por diante.
Alimentos brancos são calorias vazias, destituídas de nutrientes. Já os integrais têm fibras, grãos, sementes... Vale a troca! Os benefícios são inúmeros! Comece aos poucos, mas comece. :)


3. Substituir o açúcar refinado pelo orgânico.
Diferente do açúcar mascavo que tem sabor marcante, o açúcar orgânico tem sabor semelhante ao açúcar refinado.
Por não passar pelos processos de refinação e clareamento, ele não perde as propriedades da cana, nem tem aditivos artificiais.


4. Temperos naturais.
Te incentivo a plantar seus próprios temperos. Que tal?
É maravilhoso colher direto da nossa hortinha, além disso o sabor é incomparável.
Cebolinha, salsinha, sálvia, alecrim, manjericão, hortelã... São inúmeras as variedades.
Quanto mais temperos, menos sal.
O ideal é evitarmos ao máximo temperos industrializados, que são cheios de sódio, além de aromas artificiais e corantes.



5. Deixe as frutas/verduras/legumes à disposição!
Lavadas, descascadas, cortadas, embaladas... Assim, não há desculpas para não comê-las. Bananas e maçãs podem ficar intactas com algumas gotas de limão, que evita de elas escurecerem.
Cozer os legumes, já picadinhos no final de semana é um ótimo hábito, bem como deixar as verduras lavadas, prontas para o consumo durante a semana.
Basta um pouquinho de organização. Isso é possível!


      6.  Reduzir o uso de gorduras no preparo dos alimentos.
No arroz, feijão, carnes. Pode-se utilizar em média uma colher de sopa de óleo. Não precisa mais que isso! Além disso, há a possibilidade de utilizar a água para fritar. Já fiz ovo frito na água e é muito gostoso!

Nem sempre mudanças serão fáceis de serem executadas, mas com carinho, paciência e amor tudo se ajeita.
Espero que cada dica tenha sido valiosa para você! E se for possível, me conte sobre as mudanças feitas. Ficarei feliz em saber!
Quero voltar a falar deste assunto em breve, mas em relação à organização das refeições.
Até mais!


Com amor, 



2 comentários:

  1. Carolinda,

    que post maravilhoso! São coisas simples e que, tenho certeza, fazem uma diferença enorme! Obrigada por compartilhar conosco um pouquinho do que você tem aprendido, dona Nutricionista :D

    PS: Precisa ensinar aqui como faz ovo frito na água!! Fiquei mega curiosa.
    Beijos!
    Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franlinda, que bom que as dicas foram proveitosas para você! Fico feliz.
      E pode deixar que vou ensinar a fazer esse ovinho. Fica uma delícia! :)

      Beijos

      Carol

      Excluir