Coxinhas da Fran


Quando eu fui visitar o noivo na gringa fiquei morrendo de vontade de cozinhar pra ele e amigos alguma coisa bem típica do Brasil. Pensei em Feijoada, mas lá eles não vendem as partes que precisava do porco. Daí pensei pão de queijo, mas o polvilho azedo foi uma luta pra achar. Então decidi ir de clássico: COXINHA!

Pesquisei várias receitas no Santo Google, misturei tudo e voilá! Segue a minha receita que eu já fiz pra metade da família e todo mundo elogiou e pediu receita (vai ver é só porque eles me amam, mesmo, mas enfim.) Vou dividir em três fases (pra mim facilita essa ordem, rs):

PRIMEIRA FASE - Frango&Batata

- 500g de peito de frango (o da foto estava com osso que depois tiramos, mas pode ser só o peito mesmo)
- 3 batatas médias (na foto tem mais porque fizemos duas receitas)
- 3 xícaras de chá (450ml) de água
- 1 cubinho de caldo de galinha

Coloque a água no fogo e espere ferver. Adicione as batatas descascadas (inteiras ou em pedaços pequenos), o frango e o caldo de galinha. Você pode fazer na panela de pressão, ou na panela normal, que eu prefiro.

Quando você colocar o garfo na batata e ele sair com facilidade pode desligar o fogo.

Separe as batatas em um recipiente e o frango em outro.

NÃO JOGUE A ÁGUA FORA, ela será utilizada na massa.

Amasse as batatas até ficarem tipo um purêzinho e separe.

Desfie o frango da maneira que achar melhor (na batedeira, no liquidificador, com o garfo...) e separe. Têm de ficar bem pequenininhos os pedaços.



SEGUNDA FASE - Massa

- 3 xícaras de chá (450ml) da água de cozimento do frango
- 3 batatas amassadas (que você separou anteriormente)
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de chá (75ml) de óleo
- 2 dentes de alho picados bem pequenininhos
- 500g de farinha de trigo



Coloque a água numa panela. Adicione as batatas, a manteiga, o óleo e o alho. Deixe ferver.
Quando estiver fervendo, adicione a farinha (toda de uma vez). Mexa até dar o ponto da foto a seguir (não demora muito, é tão rapidinho que surpreende!):


Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e coloque a massa para descansar (aberta, para esfriar).

TERCEIRA FASE - Recheio

- Frango desfiado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho
- 3 tomates picados (sem sementes)
- Azeitonas à gosto
- Cheiro-verde à gosto
- 2 colheres de sopa de requeijão
- Sal e temperos à gosto



Doure a cebola e o alho com um fiozinho de azeite. Adicione o tomate e deixe ele murchar. Adicione o frango e a azeitona. Quando estiver tudo refogado termine com o requeijão e o cheiro-verde.

Essa parte do recheio é muito flexível, faça como gostar - adicione outras coisas ou tire o que não quiser da minha receita.

QUARTA FASE - Montagem

Essa massa resultará em cerca de 12, 13 coxinhas MÉDIAS. Eu gosto de deixar o recheio esfriar um pouco antes de montar.

Separe a massa em 12 bolinhas. Amasse-as bastante antes de começar a abrir e rechear, para que fiquem bem lisinhas e macias. Faça o formato da coxinha.

O segredo aqui é ir puxando o biquinho de cima dela e ir tirando, aos pouquinhos, o excesso de massa, para que ela fique com bastante recheio e pouca massa.

Empane as coxinhas em 2 claras de ovo + farinha de rosca.

Frite em óleo quente.

Bom apetite!!






2 comentários: